O Bando das Cavernas: 6.º A


Diário de Bordo:

Terça-feira, 15 de junho de 2021.

Hoje, na aula de Ciências fomos à Biblioteca Escolar, pois íamos encontrarmo-nos com o autor da coleção «O Bando das Cavernas», Nuno Caravela.

Vou ser sincera, eu não estava muito animada com a atividade, porque normalmente, quando fazemos este tipo de encontros, não são lá muito divertidos, pois os escritores falam demasiado e não compreendem que, de vez em quando, poderiam ter um pouco de sentido de humor... Mas este autor foi o oposto do que relatei, pois ele tinha muito sentido de humor e a sua apresentação foi muito engraçada.

No início do encontro, ele disse-nos que tinha uma surpresa... Ele ensinou-nos a desenhar o Sabre, o tigre guarda-costas do Bando.

No final, fizemos-lhe umas perguntas e ele autografou-nos os livros.

Foi um dos melhores encontros com escritores que já tive, um encontro inesquecível!

Beatriz S., 6.ºA, Diário de Bordo

Terça-feira, 15 de junho de 2021.

Nesta terça, o escritor Nuno Caravela, o autor da famosa coleção de livros “O Bando das Cavernas”, veio à nossa escola, à BE, fazer uma apresentação sobre a sua obra.

 A apresentação durou cerca de 50 minutos e foi muito divertida, pois o escritor era muito engraçado. Ele apresentou todas as personagens dos livros e até nos ensinou a desenhar uma delas, o Sabre, que é um tigre.

 No fim da apresentação, cada um de nós tinha uma pergunta para fazer, mas como já não havia tempo só três colegas é que tiveram a oportunidade de as colocar. Ele também deu autógrafos e foram vendidos alguns livros.

Eu já tinha ouvido falar da coleção e, para me preparar para o encontro com o escritor, li um dos livros. Foi muito interessante descobrir mais sobre todas as personagens e aprender mais sobre como todos aqueles livros surgiram.

Depois da apresentação terminar, saímos da biblioteca, pois já tinha chegado outra turma para ouvir Nuno Caravela.

Leonor P., 6.ºA, Diário de Bordo

Terça-feira, 15 de junho de 2021.

Hoje, o escritor Nuno Caravela veio à minha escola, mas infelizmente não pude estar no encontro, pois tive de ir a Caminha renovar o meu cartão de cidadão. Fiquei triste, pois queria muito ter estado com ele.

Depois do meu regresso à escola, os meus colegas contaram-me como tinha sido; que na apresentação o autor mostrou como imaginava as suas personagens. Deve ter sido muito divertido ver como eram criadas.

Quando estava a sair da escola, a minha professora de português veio-

-me dizer que tinha oportunidade de ver o autor numa sessão à tarde, mas para completar o meu azar, nessa mesma tarde, tinha um teste em Viana e não podia faltar.

Como sou curiosa, decidi ir à Internet ver como ele era. Vi a sua biografia e várias curiosidades sobre o autor. Mesmo não o tendo conhecido ao vivo, sei que o escritor Nuno Caravela é uma boa pessoa com um sentido de humor incrível e um grande escritor. Espero que um dia o possa conhecer ao vivo!

Mariana C., 6.ºA, Diário de Bordo

Olá, diário:

Hoje, foi um dia bem divertido. Foi a apresentação do escritor Nuno Caravela.

Primeiro, fomos para a biblioteca, e eu estava super ansiosa por o encontrar!

De seguida, houve dois professores a discursar um pouco… E quando acabaram de falar, veio o momento tão esperado, o do autor Nuno Caravela. O escritor começou por indicar as características de cada uma das personagens da sua coleção “O Bando das Cavernas”.

Eu achava que iria ser uma “seca”, pois os escritores que eu já tinha escutado, nunca eram “divertidos”, estavam sempre a falar…Mas não, Nuno Caravela foi o oposto disso. Ele foi muito engraçado, porque conseguiu-nos surpreender a todos da forma como ele apresentava as suas personagens. Eu adorei!

Bem, depois disso tudo, o escritor ensinou-nos a desenhar uma das personagens, o Sabre ou “Gatinho Fofinho”, que é como a sua dona Ruby o chama.

Este dia nunca ira ser esquecido, foi um dia completamente deslumbrante!

M. Inês P., 6.ºA

Terça-feira, 15 de junho de 2021

            Na segunda- feira, dia sete de junho na aula de português, a professora Paula Castro anunciou-nos que o escritor Nuno Caravela, autor das obras “O Bando das Cavernas” iria à nossa escola. Fiquei muito entusiasmada, pois gosto muito das obras escritas por ele. Nessa aula, organizamos o encontro, resolvemos fazer umas perguntas e a professora pediu-nos que lêssemos um dos seus livros que podíamos requisitar na BE.

            Hoje, Nuno Caravela chegou então à nossa escola. Na aula de ciências, fomos para a biblioteca para nos encontrarmos com o escritor. Começou por se apresentar e, logo de seguida, designou as suas personagens, contando as suas histórias e mostrando as ilustrações. A minha personagem preferida é a Ruby porque é a única rapariga do bando.

Depois da apresentação, desenhou o Sabre, o tigre da Ruby e, infelizmente, não havia tempo para podermos fazer as perguntas todas. No final do encontro, ele autografou a minha folha de apontamentos.

Gostei muito deste encontro, mas no entanto poderia ter durado mais tempo porque interagíamos mais com o escritor.

             Obrigada, Camara Municipal de Caminha por este encontro inesquecível. 

Íris P., 6.ºA

Terça-feira, 15 de junho de 2021.

    Hoje, tivemos um encontro com o escritor Nuno Caravela. Gostei muito, pois ele é o meu escritor preferido e conheço bem as obras dele.

    A apresentação durou cerca de 50 minutos. No fim, tivemos uma surpresa: o escritor ensinou-nos a desenhar uma personagem, o Sabre, o «O gatinho fofinho» da Ruby, outra protagonista d’ «O Bando das Cavernas» e ainda recebemos um autógrafo do autor.

    Adorei a visita, pois aprendi muita coisa nova sobre a coleção e também porque tive a oportunidade de estar com o meu autor preferido.

    Não te esqueças: «Junta-te ao bando!». 

Pedro Q., 6.º A, Diário de Bordo

 

Terça-feira, 15 de junho de 2021.

Hoje foi um dia muito divertido e interessante. Na nossa escola, tivemos a visita de um grande autor, Nuno Caravela. Para ser sincera, não pensei que fosse tão simpático e brincalhão. Ele apresentou-nos cada detalhe dos livros d’ “O Bando das Cavernas”, sejam as personagens, as ilustrações e, no final até nos ensinou como desenhar uma das personagens, o tigre Sabre. Esta é a minha personagem favorita, pois achei muita piada ao facto de a Ruby o tratar como um animal dócil, e o mesmo comportar-se como tal, apesar da sua aparência.

Ele conseguiu surpreender-me, pois confesso que nunca tinha achado muita piada aos livros d’ “O Bando das Cavernas”. Mas o autor Nuno Caravela, conseguiu fazer com que parecessem mais interessantes e engraçados, pois a forma com que nos apresentou cada personagem e as piadas que o mesmo fazia para as apresentar, mudou tudo por completo.

Com isso, fiquei com mais interesse em ler mais livros d’ “O Bando da Cavernas”, mesmo preferindo outro tipo de livros.

Foi um dia bastante divertido!

Mariana M., 6.ºA 

Terça-feira, 15 de junho de 2021.

Hoje, um autor, de que eu gosto, veio de Lisboa até à nossa escola para nos apresentar a sua obra. Chama-se Nuno Caravela e criou “O Bando das Cavernas”.

Eu li poucos livros dessa coleção mas gosto muito, pois os amigos desse bando são muito divertidos.

A apresentação de Nuno Caravela demorou 50 minutos e o tempo passou muito rápido!

Ele falou sobre todas as personagens e depois, no final, fez-nos uma surpresa. Quando acabou a apresentação, ele revelou-a: ia ensinar-nos a desenhar o Sabre, o “gatinho” (que é um tigre!) fofinho da Ruby. Eu já tinha tentado fazer o desenho, mas tinha ficado estranho e não fofinho!

Ele também autografou os livros que tínhamos. Eu conhecia poucos livros; é que só tenho um livro do Bando! Mas há vários na biblioteca da nossa escola.

A personagem de que eu mais gosto da coleção “O Bando das Cavernas” é o tigre Sabre, porque identifico-me um bocado com ele: o Sabre está quase sempre feliz, gosta de estar sempre com os amigos e só se zanga quando eles estão em perigo.

Do que eu mais gostei foi que Nuno Caravela falou da maneira de ser das suas personagens, que eu não conhecia. Mas, do que eu não gostei foi que tivemos pouco tempo para lhe fazer perguntas que preparamos.

Para ser sincera, era a primeira vez que eu tinha um livro de um autor que vinha à nossa escola.

Eu gostei muito da vinda do escritor Nuno Caravela à nossa escola e espero que ele tenha gostado da nossa terra!

                                                                                                                         M. Beatriz A., 6.º A

Encontro com o escritor Nuno Caravela

 Terça-feira, 15 de junho de 2021.

            Hoje fiquei muito feliz, porque conhecemos o escritor chamado Nuno Caravela. Estava na nossa biblioteca à nossa espera.

            Quando lá chegamos, o escritor começou a apresentar as personagens da obra “O bando das cavernas”. As personagens são Tocha, Ruby, Kromeleque, Pinguinhas e Sabre. São muito engraçados porque fazem muitas bobagens! A minha personagem preferida é o Kromeleque, porque ele é muito tonto e isso é o que o torna engraçado.

            Depois da apresentação, o escritor, que também é ilustrador, ensinou-nos como desenhar o Sabre, mais conhecido como “Gato fofinho”. Depois de desenhar o Sabre, ele pediu que três alunos da minha turma fizessem perguntas, mas infelizmente não fui escolhido. Mas, pelo menos, a apresentação foi muito divertida.

            O escritor é muito simpático e espero encontrá-lo mais vezes aqui, na escola.

            Eu gostei muito do encontro e espero que mais escritores nos visitem.

                                                                                                                      Gabriel R., 6.ºA 

Terça-feira, 15 de junho de 2021

Hoje, o escritor Nuno Caravela veio à nossa biblioteca, apresentar a sua coleção de livros “ O Bando das Cavernas”. Foi muito interessante, pois o escritor motivou-nos a lermos os seus livros e não só.

No início, a Vereadora de Educação da Câmara de Caminha fez um pequeno discurso a apelar para nós lermos. E só depois o escritor começou a apresentar-se e a apresentar os seus livros. Num PowerPoint, a professora Cidália passava os slides e o escritor criava pequenas histórias para cada personagem. O autor Nuno Caravela também nos ensinou a desenhar um tigre, o Sabre, uma personagem da sua obra.

No final, o escritor autografou-nos o livro ou alguma página dos nossos cadernos que tínhamos à mão, e foi uma algazarra, uma vez que estava muita gente a monte!

Nós, no dia anterior, preparamos algumas perguntas mas, infelizmente, não deu tempo de interrogar o escritor.

Enfim, foram os melhores 50 minutos do dia!

Mariana E., 6.º A

TTerça-feira, 15 de junho de 2021


A apresentação do escritor Nuno Caravela foi muito divertida! Eu fiquei surpreendida quando vi o escritor, pois estava à espera de alguém mais jovem. Eu gostei muito das apresentações das personagens porque foram engraçadas. O jeito com que falava o autor sobre os seus livros mostrava que Nuno Caravela realmente gosta do seu trabalho e tem carinho pelo que faz.

Quando o escritor estava fazendo a apresentação da personagem Ruby, ele mencionou o seu longo cabelo ruivo, elogiando-o. Na verdade, a mim, ela mais parece a mascote Sonic quando ficava de lado!

Eu descobri a coleção quando foi dito que o escritor iria fazer uma visita à escola para falar sobre os seus livros. Foi a primeira vez que eu conheci a coleção “O Bando das Cavernas”.

A apresentação não foi muito longa, mas foi o suficiente para conhecermos mais sobre as personagens. No começo da apresentação, Nuno Caravela disse que iríamos ter uma surpresa, mas que uma das criaturas do livro já sabia qual era essa surpresa. Admito que senti um pouco de inveja, pois estava muito curiosa para a descobrir também.

Identifiquei-me com uma das personagens que era o Menir: possui o cabelo de um tom loiro que lhe cai sobre a cara, tampando os olhos. Fiquei admirada e curiosa: como conseguia ele enxergar o que estava à sua volta?

No fim, o autor desvendou a surpresa que era a forma mais básica de desenhar o Sabre, o animal de estimação de Ruby.

Tínhamos perguntas fazer ao escritor, mas éramos muitos e o tempo estava a correr. Então, apenas três alunos conseguiram fazê-lo, eu fui uma deles. Queria saber qual tinha sido a sua maior dificuldade, quando decidiu tornar-se escritor. A sua resposta foi simples, respondeu que não tinha tido grandes dificuldades, mas a maior foi publicar o seu primeiro livro.

Eu, realmente, gostei deste encontro e espero que Nuno Caravela venha fazer mais visitas à    escola.

Maria Nicolle A., 6.ºA

Terça-feira, 15 de junho de 2021

Hoje, o escritor Nuno Caravela veio à nossa escola fazer uma apresentação sobre a sua obra “O bando das cavernas”.

No início, eu pensei que ia ser aborrecido mas o autor apresentou o livro dele de uma forma diferente, com piada. Não dava a impressão que só queria vender os seus livros. Pena foi que tivemos pouco tempo com ele.

Gostei muito da apresentação e de conhecer Nuno Caravela.

                                                                                                                         Pedro M., 6.º A

Quinta-feira, 17 de junho de 2021.

Na terça-feira, fomos à biblioteca da nossa escola, pois o escritor Nuno Caravela ia-nos receber.

Eu não conhecia a coleção dos livros, até a professora Paula Castro nos propor ler “O Bando das Cavernas”. Eu estava muito entusiasmada com a visita do autor. Quando chegamos à biblioteca com a professora Teresa Fernandes, estava o escritor, a Sra. Vereadora da Educação de Caminha e a Subdiretora do Agrupamento.

Foi muito interessante, pois aprendi mais sobre a personalidade das personagens e as características dos animais que participam nas histórias. Foi surpreendente, porque também no final houve uma surpresa: o escritor ensinou-nos como desenhar o tigre “Sabre”, o tigre “fofinho” da Ruby. As minhas personagens favoritas são o Menir e a Ruby, pois identifico-me muito com elas as duas.

Depois do escritor apresentar os protagonistas, era o momento de fazermos perguntas, mas não houve muito tempo para colocar as perguntas de todos os alunos, mas eu tive a sorte de participar.

Depois das perguntas Nuno Caravela deu autógrafos nos livros que alguns colegas tinham ou nos nossos cadernos de apontamentos.

Carolina L., 6.ºA, Diário de Bordo  

Quinta-feira, 17 de julho de 2021.

            Na terça-feira, durante a aula de Ciências Naturais, fui com a minha turma e a professora à biblioteca para o encontro com o escritor Nuno Caravela.

            O escritor é conhecido pela coleção “O Bando das Cavernas”, apesar de ter também outros livros sem ser dessa coleção. Para além de escrever, também ilustra as suas obras, o que é bastante interessante e curioso.

Durante os cinquentas minutos o senhor apresentou-nos em formato PowerPoint as personagens do Bando, que eu e a maior parte da turma já conhecíamos. A personagem que mais me chamou a atenção foi a Rubi, porque apesar de ser a única rapariga do Bando, também é a mais corajosa, a que tem as melhores ideias e a que põe ordem no grupo. Ao fim o escritor mostrou-nos como desenhar o Sabre, um grande tigre e deu-nos autógrafos.

Não gosto muito daquele tipo de livros, mas naquele dia o escritor tornou tudo mais interessante, o que me deu vontade de ler mais algum. Não conhecia ainda o escritor e confesso que fiquei surpreendida pela positiva, era uma pessoa interessante e também muito engraçada.

Gostei bastante do encontro, só que achei que tivemos muito pouco tempo, até porque não conseguimos fazer todas as perguntas que nós tínhamos preparado, e queria ter ouvido o escritor falar, não só da sua obra, mas também da sua vida profissional. Também nos incentivou a ler qualquer tipo de livro, escrever o nosso e ilustrá-lo.

Adorei este momento e sei que nunca o vou esquecer.

Renata S., 6.ºA, Diário de Bordo

Quinta-feira, 17 de junho de 2021

            Na terça-feira, tivemos um encontro com um dos meus escritores favoritos, Nuno Caravela.

            Tínhamos acabado a aula de Matemática e, como a professora de Ciências, da disciplina seguinte, é a mesma, disse-nos que, mal fosse 11.30h, tínhamos de estar em fila, preparados para ir para a biblioteca. Chegamos, todos se sentaram e o autor Nuno Caravela começou a sua apresentação. Começou por se autorretratar e, de seguida, apresentou as personagens dos seus livros, da coleção “O Bando das Cavernas”.

            Quase no final, o escritor, muito animado, explicou-nos e exemplificou-nos como desenhar o Sabre, um tigre pré-histórico que é o “gatinho fofinho” da Ruby, a minha personagem favorita, que fazem ambos parte de todas as histórias da coleção.

            Eu desenhei o Sabre, e no final quem tinha livros do escritor pediu para o autografar e eu, como não tenho nenhum livro dele, pedi-lhe para assinar o meu desenho. O escritor disse que para uma primeira vez até não estava mal.

            Eu gostei muito desse momento e achei o autor muito simpático, divertido e cheio de imaginação.

Matilde L., 6.ºA, Diário de Bordo

Quinta-feira, 17 de junho de 2021.

         Eu e a minha turma, hoje de manhã, na aula de Ciências Naturais, fomos a um encontro com o escritor Nuno Caravela.

Achei que foi muito divertido, pois ele tinha uma apresentação PowerPoint da sua coleção de obras do “Bando das Cavernas”, onde constava a descrição das personagens que eram muito engraçadas.

De seguida, ele ensinou-nos a desenhar uma das personagens da história, o Sabre (que era o gatinho fofinho da Ruby), ele desenha muito bem, pois o autor tirou um curso de design.

O tempo era muito reduzido e não conseguimos interagir com o escritor o quanto eu gostaria, até tínhamos umas perguntas preparadas, para lhe colocar, mas não houve tempo.

Adorei o encontro com o autor e espero que ele venha mais vezes cá à escola. Transcrevo as suas palavras: “Ainda venho aqui à escola Básica e Secundária do Vale do Âncora apresentar os meus próximos livros!”.

Só espero que isso se concretize.

                                                                                                                         Leonor R., n.º 6.º A

21 de junho de 2021

O dia estava a correr bem! No fim da aula de matemática, íamos para um encontro com o escritor Nuno Caravela que é autor e ilustrador d’ O Bando das Cavernas.

Estivemos a observar a sua apresentação e, no fim, o autor ensinou-nos a desenhar o Sabre, o tigre do bando. Nós tínhamos preparado algumas perguntas para lhe colocar, mas só três colegas é que as puderam fazer.

Antes de irmos embora, ele autografou alguns livros. Eu achei muito boa a apresentação, mas queria ter estado mais tempo com o escritor Nuno Caravela porque era muito engraçado e divertido.

 Francisco M., 6.º A



                                                                                                                                                                

Comentários