Ler mais... escrever melhor

 

                                      Sumário do livro requisitado

O livro “Missão Impossível”, publicado pela Fundação Jorge Álvares, foi escrito por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Numa quinta de Freixo de Espada à Cinta, um menino chamado Rodrigo ouve falar de Jorge Álvares, um comerciante do século XVI, que tinha nascido naquele lugar. Na biblioteca da quinta, encontra um manuscrito onde é referida a existência de um tesouro. O Rodrigo pesquisou esse assunto e partilhou a sua descoberta com a sua prima Matilde e o seu amigo Luís, pela internet. Eles disseram a palavra “sorte” e aí tudo começa. O Rodrigo e os seus companheiros vão ter que enfrentar três provas, para descobrir o tal tesouro, mas sozinhos não vão conseguir. Como vão fazer?

Felizmente, Ch’i lin, uma criatura fantástica chinesa, vai ajudá-los. Eles vão fazer uma viagem no tempo e no espaço, para o Oriente do século XVI, ao encontro do comerciante português, Jorge Álvares. Assim, vamos descobrir o mistério das garrafas de loiça chinesas que Jorge Álvares tinha oferecido, aos seus amigos, num jantar.

Como vão fazer para encontrar o tesouro? Descobre com a leitura deste livro, que está na nossa biblioteca!

 Sofia M., 6.ºC-VPA 


                                      Sumário do livro requisitado

            O livro que lemos tem como título “Missão impossível”; foi escrito por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e publicado pela “Fundação Jorge Álvares”.

            Tudo começa, certo dia, em Freixo de Espada à Cinta, quando Rodrigo descobre um pergaminho do século XVI, que era uma carta de Samuel Andrade aos pais, onde falava de um seu amigo, Jorge Álvares, mas estava escrito em português antigo.

            Nessa carta, falava-se de umas misteriosas garrafas muito antigas com o nome de Jorge Álvares pintado a azul e de um tesouro.

            Rodrigo, Matilde e Luís conseguiram, com a ajuda da Internet, descobrir onde estavam as garrafas de porcelana, mas encontravam-se em museus de diferentes países. Como iam eles chegar a esses países?

            Este é um livro de aventuras, com bastantes personagens corajosas, que vão enfrentar vários desafios. Um desses desafios vai implicar conhecer o Ch’i lin, uma espécie de Dragão Chinês, que vai ajudar o Rodrigo, a Matilde e o Luís a viajarem ao século XVI e a cumprirem a sua missão.

Camila C. e Daniel M., 6.ºC




Comentários