Ler mais... escrever melhor


Ler é conhecimento

Há algum tempo, a nossa turma fez a atividade “A Arca dos Livros”. A professora foi requisitar à biblioteca escolar alguns livros. Deu-nos a possibilidade de escolhermos um, lê-lo, observar as ilustrações, ver os dados bibliográficos e, no fim, apresentá-lo à turma.

Eu escolhi dois livros, “Cyrano” e “Amor de Perdição”. O primeiro livro que li nesta atividade foi “Cyrano”, um livro com uma história de amor muito bonita. O livro tem como autor Taï-Marc Le Thanh, ilustradora Rebecca Dautremer e é da Editora Educação Nacional. No fim de ler o livro, vieram-me as lágrimas aos olhos, pois a história é muito comovente e triste.

O segundo livro que li, foi “Amor de Perdição”, também um livro com uma história de amor muito triste. Esta obra tem como autor da adaptação da obra de Camilo Castelo Branco, Pedro neves, como ilustradora Helena Simas, e foi publicada pela editora Quasi.

Das duas obras lidas por mim, prefiro “Cyrano”, pois a história cativou-me mais e, a meu ver, é mais bonita. Foi por apreciar mais esta obra, que a decidi apresentar aos meus colegas. Na hora de apresentar, estava tão nervosa que as minhas pernas tremiam e sentia a história a desaparecer da minha cabeça. No fim da apresentação, senti-me mais leve e muito mais calma.

Uma das partes que eu adorei, foi ouvir as histórias apresentadas pelos meus colegas: fiquei com mais conhecimento e a saber os livros que quero ler no futuro. Gostei muito da atividade!

Mariana M., 6.ºA


Uma nova experiência de leitura - “A Arca dos Livros”

Acabei de participar numa atividade chamada “A Arca dos Livros”. Nesta atividade todos os alunos tinham de ler pelo menos dois livros.

Os livros que lemos vinham da nossa biblioteca escolar e foi a professora que os escolheu. Esta atividade foi feita nas aulas de Português. Como eu sempre gostei de ler, esta experiência foi muito boa. Digamos que foi uma experiência diferente e divertida.  

            Dos livros que eu li, o que me chamou mais à atenção foi “Cyrano” escrito por Tai-Marc Le Thanh e ilustrado por Rebecca Dautremer. Gostei dessa obra porque as ilustrações do livro eram lindíssimas, a história apesar de ter um final triste era comovente e os desenhos das personagens eram muito imaginativas.

A minha apresentação oral decorreu bem. Estava-me a sentir como uma verdadeira locutora. Com esta atividade aprendi palavras novas e treinei a leitura. Eu repetia esta atividade, pois gostei mesmo muito. Espero que um dia possa-me recordar deste momento que foi muito divertido. 

Mariana C., 6.ºA


Comentários

  1. Quando eu li que te vieram as lágrimas aos olhos ao ler o livro «Cyrano» e que, a seguir, disseste que gostavas mais dessa história do que a de «Amor de perdição», eu fiquei surpreendido. Então, quando tiver oportunidade, eu vou querer ler o livro «Cyrano».

    ResponderEliminar

Enviar um comentário