ler mais... escrever melhor

 


                            O Novo Projeto

            Na aula de português, a nossa professora Paula Castro, juntamente com a equipa da biblioteca escolar, escolheu vários livros de tipologias diferentes. A professora falou com a nossa turma e apresentou-nos o novo projeto “A Arca dos Livros”.

            “A Arca dos Livros” consiste em escolher um livro, lê-lo, descobrir os dados bibliográficos e apresentar duas palavras novas. Começamos por ler o livro, que foi bastante interessante. Os livros que li foram “Amor de Perdição” e “Contos Populares Árabes” e, entre esses dois livros, escolhi apresentar “Contos Populares Árabes”, porque adoro livros com histórias antigas. Na aula, descobri o autor que se chama José Jorge Letria e as duas palavras novas que registei foram: “decapitar” com o significado de “cortar a cabeça” e “sentenciar”, “decidir por meio de sentença”.

            Depois, todos os meus colegas apresentaram o seu livro escolhido. Adorei o livro “Ulisses e as sereias” pelo tema estar relacionado com tempos passados, e também porque achei interessante. Gostei das personagens e das ilustrações por serem bastante coloridas e bem elaboradas.

            As apresentações orais foram razoáveis, pelo facto de alguns alunos se terem enganado e estarem nervosos.

            Quando chegou a minha vez, foi ótimo porque consegui partilhar com os meus colegas o meu livro e também o vocabulário novo.

            Esta atividade teve um impacto positivo em mim, porque aprendi várias palavras e conheci histórias diferentes.

Repetia muitas mais vezes este novo projeto apresentado, porque estávamos a ajudar uns aos outro, em termos de leitura e também de vocabulário.

Íris P., 6ºA

Comentários

  1. Achei o teu trabalho interessante e bem construído, um dia gostaria de ler, pois gosto de histórias antigas

    Matilde M. 6º.B

    ResponderEliminar
  2. Dos dois livros que leste, por acaso eu li um que foi «Amor de perdição». Sobre o livro «Contos Populares Árabes» que tu apresentaste, o título e a capa chamaram-me a atenção. Gostei bastante da maneira como o apresentaste, pois não falaste muito sobre ele, então deixaste-me com mais vontade de o ler. Não só quero ler esse livro porque me despertou o interesse, mas também porque eu gosto bastante de História.

    MG.56 6ºB

    ResponderEliminar

Enviar um comentário