Ler mais... escrever melhor


A Arca dos Livros

No projeto “A Arca dos Livros” organizado pela minha professora de português, a minha turma leu vários livros, como biografias, lendas, contos, mitos entre muitos. Eu li o livro “As lendas do Alto Minho” de Isabel Castro.

Em primeiro lugar, todos nós escolhemos o livro, para ler autonomamente. Senti-me alegre por estar a conhecer novas lendas.

 E depois estivemos a apresentá-los aos colegas, A minha lenda preferida e a que eu escolhi para apresentar foi “Viana”, pois é o meu distrito. É uma história de amor, as personagens são uma rapariga chamada Ana e um rapaz, e desse amor nasceu o nome “Viana”. Também gostei das ilustrações.

Apresentamos um a um por ordem alfabética. Adorei ouvir os livros dos meus colegas, porque me senti uma juíza. Mas fiquei nervosa ao ser eu a apresentar.

Não sou muito fã de leitura, mas com este projeto conhecemos novos livros, aprendemos a partilhar e apresentar histórias desconhecidas.

Mariana E., 6.ºA


À descoberta das lendas do Minho

“Lendas do Minho” de Isabel Castro apresenta várias lendas do Alto Minho.  Uma das lendas que li trata de uma rapariga chamada Inês Negra, por conta da cor dos seus cabelos.  

Um dia, chegou a notícia que os castelhanos, que estavam em Melgaço, viriam para conquistar Monção. De um lado, a melhor amiga de Inês que defendia os castelhanos e do outro Inês, que lutava por Portugal. Após muita luta, onde valia tudo, desde empurrões, cuspidelas e pontapés, venceu Inês, assim declarando vitória de Monção e os castelhanos tiveram de sair de Melgaço. Séculos mais tarde, foi erguida uma estátua em Melgaço em homenagem a Inês Negra.

Eu estava muito nervosa por causa da apresentação porque nunca tinha feito algo igual, mas pouco tempo depois consegui-me acalmar.  Até me senti como se estivesse na pele das personagens

Das histórias que os meus colegas apresentaram, eu preferi “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco, porque amo histórias de amor.  

Esta atividade ajudou-me a sentir mais confiança para ler em frente ao público.  

 Carolina L., 6.º A 


Comentários

  1. Achei muito interessante a forma como vocês apresentaram o livro “As lendas do Alto Minho”.

    Já tive a oportunidade de ler o livro e adorei conhecer as lendas relacionadas com as diferentes localidades do Alto Minho.

    Tal como vocês, eu também estava muito nervosa no dia da apresentação.

    Penso reler o livro, para recordar melhor as lendas que vocês referiram.


    Emma M. 6ºB

    ResponderEliminar

Enviar um comentário