Ler mais... escrever melhor

 








Comentário à obra «A menina do mar»

A obra “A menina do mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen conta a história de um rapaz que, por mero acaso, encontrou "a menina do mar". Ela tinha o sonho de conhecer a terra e ele o sonho de conhecer o fundo do mar. Mas, nem ela nem ele os poderiam concretizar, pois o rapaz afogava-se e a menina desidratava.

A história desenrola-se na praia onde se conheceram e termina com a concretização dos sonhos de ambos. Os diálogos entre os dois são puros e inocentes e têm poesia, explicam o que é o fogo e a saudade. É, na verdade, uma bela narrativa que nos faz entender que não devemos desistir dos nossos sonhos à primeira dificuldade.

Com esta narrativa, podemos obter informação, sentir o prazer das palavras bonitas, alimentar a nossa sede de sonho e do maravilhoso e estimular a nossa imaginação.

Efetivamente, quanto a mim, este conto tem ainda a grande vantagem de quase não ter ilustrações, o que nos dá uma maior liberdade de imaginar e criar as nossas próprias personagens e os diferentes espaços.

Carolina C., 7.º A


Comentários