Ler mais ... escrever melhor








Apreciação crítica

O livro que eu apresentei na aula foi “Histórias da Terra e do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Esta obra é da Porto Editora, tem na sua constituição noventa e duas páginas e as ilustrações são feitas por Jorge Nesbitt. O livro “Histórias da Terra e do Mar” é composto por cinco contos e no final do livro tem uma página a falar sobre Sofia e também alguns dos livros que ela escreveu.

Este livro contém uma variedade de contos, os quais são bastante claros, transmitindo cada um uma mensagem diferente. Nesta obra Sofia usa também as metáforas para disfarçar os sentimentos dos seus personagens. Pelo título desta obra podemos ver também que estes cinco contos ou se passam em Terra ou em Mar, conseguindo Sofia descrever pormenorizadamente as características de cada um em diferentes contextos, dependendo do conto, fazendo com que o leitor se “prenda” à história do início ao fim com a expectativa do que irá acontecer.  Destes cinco contos podemos perceber que falam da liberdade pensamento, expressão e escolha.

Recomendo a leitura deste livro, pois, além do que já referi, é um livro adequado a todas as idades. Se ficaram curiosos sobre o livro através desta breve apreciação, devem partir para a sua leitura, pois os pormenores, as emoções, as lições a extrair só serão experienciados no decorrer da sua leitura.

Joana G., 8.º C

Comentários