Ler mais...escrever melhor

 






COMENTÁRIO CRÍTICO

A obra “Não te Afastes”, de David Machado, é uma história comovente e fascinante, com um tema bastante atrativo que aborda uma relação entre um ser humano e um animal.

A narrativa apresenta várias personagens, como o Tomás, que perde o seu pai, e o rinoceronte, um animal que, no meu ponto de vista, pretende mostrar o poder curativo da amizade. Por esta razão, a minha personagem preferida é o rinoceronte, pois é apresentado como sendo um ser fiel ao seu amigo.

Uma outra razão pela qual a obra me agradou é o facto de o autor usar uma linguagem clara, simples, mas sugestiva. A história desenvolve-se em capítulos curtos, com diálogos intercalados entre pequenos momentos narrativos e descritivos. Para além da narração propriamente dita, Tomás faz reflexões sobre a perda do seu pai e a sua vida antes dele partir.

Simultaneamente, há na história um certo suspense que me sensibilizou bastante enquanto a lia. No final, o autor cria uma cena em que aparentemente o rinoceronte morre.

Efetivamente, trata-se de um livro muito interessante e adequado aos jovens, que retrata a relação que as crianças têm com os animais e que, muitas vezes, os adultos não compreendem.

Margarida R., 7ºA


Comentários