Ler mais...escrever melhor

 








Comentário à narrativa “Ali Baba e os Quarenta Ladrões”

Ali Babá e os Quarenta Ladrões, adaptado por Luc Lefort, é uma narrativa muito divertida e interessante de ler, que apresenta como pano de fundo diversos momentos em que o homem põe a sua vida em risco por causa de dinheiro e curiosidade. É também uma história que demonstra como a inteligência e a atenção são muito importantes para o sucesso na vida.

A atitude do protagonista mostra como a curiosidade pode levar à morte, pois este, ao roubar as riquezas inimagináveis de um grupo de quarenta ladrões, quase era capturado e assassinado, se Morjana não o tivesse salvado.

Morjana, nesta história, é uma verdadeira interpretação do poder feminino. É detentora de inteligência, atenção e bravura.

Efetivamente, o que eu gostei mais neste livro foi a demonstração de que a inteligência ganha à força em todos os aspetos, desde o engendrar estratégias eficientes a enganar o inimigo com muita facilidade. As manobras de Morjana são também muito interessantes, pois, se não fosse ela, muito provavelmente, Ali Babá já estaria morto há muito, mas muito tempo. 

O que menos gostei foi o facto de Ali ter muito pouco protagonismo na história. No início do conto, o personagem tem-no, contudo, penso que depois poderia participar mais nas estratégias, sendo menos descuidado e mais atento.

Em suma, é uma bela aventura.

Duarte C., 7ª-A


Comentários