Ler mais...escrever melhor



CRÍTICA AO LIVRO “O RAPAZ DO PIJAMA ÀS RISCAS” DE JOHN BOYNE

 

O livro “O Rapaz do Pijama às Riscas”, de John Boyne, é um agradável texto que retrata um pouco da realidade da Segunda Guerra Mundial que servirá de pano de fundo a uma bonita história de amizade.

O nazismo, a crueldade e o terrível extermínio dos judeus nos campos de concentração serão certamente fatores para se considerar que não é um livro que trará noites tranquilas. Apenas se percebe uma parte superficial do que acontecia nos tempos de guerra, mas é possível afirmar que as ideologias de Führer eram terríveis, que resultaram na morte de muitas e muitas pessoas inocentes e indefesas.

O livro inspirou-me, pois além do que referi anteriormente implicou mais algumas reflexões, tais como: como poderiam duas crianças, com realidades tão diferentes, ser amigas? Como estavam dispostas a fazer o que fosse preciso pela amizade e para a manter? Como tentavam ajudar sempre os outros, independentemente dos riscos? De facto, as pessoas são cruéis e nem sempre têm misericórdia ou pensam a longo prazo.

Neste livro podemos observar que, mesmo vivendo realidades distintas, duas crianças separadas por algum obstáculo podem ser amigas e ser felizes (ou tentar!) e que o passado nem sempre foi um mar de rosas, como às vezes faz parecer.

Aconselho fortemente a leitura deste livro, pois tem uma mensagem muito importante e interessante de ser explorada!

Francisco M., 7ºA

Comentários