O Bando das Cavernas: Diário de Bordo do 6.º B

 


Diário de Bordo:

Terça-feira, 15 de junho de 2021.

Olá, querido Diário de Bordo:

Eu disse-te que voltava e voltei para te contar umas novidades.

Hoje, veio aqui à escola o autor Nuno Caravela para falar sobre a sua obra “O bando das cavernas”.

Ele começou por nos mostrar como fazia, a computador, os desenhos e colocava o texto nas páginas dos livros. Depois apresentou de forma engraçada as personagens das histórias. Ensinou-nos também como desenhar um tigre da pré-história, o Sabre.

A turma fez perguntas ao autor. A minha pergunta foi sobre o tempo que demorava a escrever e ilustrar um livro. O autor disse que demorava entre dois meses e dois meses e meio.

No fim, autografou os livros de alguns colegas.

Do que eu mais gostei foi da apresentação das personagens, porque as ilustrações tinham piada.

Liliana A., 6.ºB

Terça-feira, 15 de junho de 2021.

            Hoje, tivemos o encontro, na nossa escola, com o autor da coleção “O Bando das Cavernas”, Nuno Caravela.

            O escritor é divertido, e eu já tinha isso em mente, pois já tinha lido um livro dele, que também é divertido. Correu muito bem, o escritor fez uma apresentação de todas as personagens da coleção e ensinou-nos a desenhar o Sabre, o tigre de estimação da Ruby.

            Depois, fizemos algumas perguntas e eu quis saber porque é que escrevia para crianças. A resposta veio logo: era para as crianças saberem que ler é divertido. Acho que foi uma boa resposta, porque é isso mesmo, os livros do escritor são divertidos!

            No final, Nuno Caravela autografou alguns livros, e o meu foi um deles.

Luís A., 6.ºB, Diário de Bordo

 Terça-feira, 15 de junho de 2021.

Olá, diário:

Hoje, estivemos com o autor Nuno Caravela. Ele apresentou as personagens dos livros da saga “O bando das cavernas” e depois ensinou-nos a desenhar o Sabre, que é o tigre de estimação da Ruby.

A minha personagem preferida é o Sabre, pois ele é o mais calmo do bando.

Depois disso, entrevistamos o escritor e eu quis saber se havia alguma história ou personagem da sua coleção que o definia. E a essa pergunta o escritor respondeu que tudo na sua coleção o definia, ele estava presente em todo esse mundo imaginário. A minha dúvida ficou esclarecida!

Bem, resumindo, o encontro com Nuno Caravela foi excitante e apelativo!

Diego B., 6.ºB, Diário de Bordo


Terça-feira, 15 de junho de 2021.

Querido diário:

Hoje, tivemos uma atividade muito interessante na Biblioteca da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora. Um escritor, que também é ilustrador, chamado Nuno Caravela, veio à nossa escola apresentar a coleção “O Bando das Cavernas”. O escritor tem uma personalidade fantástica. Ele fez com que a apresentação não fosse uma “seca”.

O autor começou por nos apresentar as personagens da coleção, que, claramente, ocupou quase todo o tempo. Nuno Caravela explicou a personalidade e o aspeto físico de cada personagem. A minha favorita é o Kromeleque, pois adorei a sua personalidade, achei-a divertida. O Kromeleque também é a personagem com que o escritor mais se identifica.

Quando acabou de apresentar os protagonistas, o autor ensinou-nos a desenhar um deles, o tigre-dentes-de-sabre. O escritor desenha muito bem! Muitos alunos copiaram o seu desenho, seguindo o seu “tutorial”. Depois, fizemos algumas perguntas. Eu perguntei ao autor se se tinha inspirado em alguém em particular para criar as personagens, e ele respondeu- me que não representavam ninguém especificamente. No final, os alunos pediram autógrafos.

Gostei bastante do encontro, foi divertido e ficamos a saber mais sobre as personagens da coleção!

Margarida G., 6.º B

Terça-feira, 15 de junho de 2021.

Olá, diário:

Hoje, a minha turma teve um encontro com o escritor Nuno Caravela, na biblioteca escolar.

Primeiro, o escritor apresentou-se e depois caracterizou as personagens de uma forma que me deixou com muita vontade de ler os livros da coleção.

A pergunta que eu fiz ao escritor foi como tinha surgido a ideia de escrever o Bando das Cavernas, e ele respondeu que uma editora o tinha convidado a escrever livros que chamassem a atenção dos jovens. Também disse que pensou se escreveria a história no passado, no presente ou no futuro, e o escritor escolheu o passado muito longínquo, já que não faltavam narrativas passadas no presente e no futuro. Eu acho que fez uma boa escolha, porque ficámos com uma ideia do que se passou há muitos anos, na pré-história, com uma mistura de brincadeiras sobre objetos e pessoas atuais.

Gostei muito de conhecer o autor desta coleção incrível, adorei a forma como Nuno Caravela apresentou a coleção e como brinca com as palavras ao longo dos livros!

Beatriz M., 6.ºB, Diário de Bordo

 

Terça-feira dia, 15 de junho de 2021.

Hoje, eu e os meus colegas fomos à biblioteca da escola ouvir Nuno Caravela, o autor e ilustrador da coleção ”O bando das cavernas”.

O escritor esteve-nos a apresentar as personagens principais e as personagens secundárias que aparecem nas histórias. A personagem de que eu gostei mais da coleção foi o Tocha, porque ele gostava muito de desportes radicais.

Depois o autor mostrou-nos como desenhar o Sabre, para aprendermos a fazê-lo. Quando estávamos a chegar ao fim, ele autografou os livros de alguns alunos e, como não tinha nada comigo, autografou a minha mão!

Diogo B., 6.º B, Diário de Bordo

 

Terça-feira,15 de junho de 2021.

            Hoje, estive com Nuno Caravela, autor da obra «O bando das cavernas» na BE da minha escola.

O escritor falou sobretudo das personagens do Bando. E ele disse que a coleção do bando, para já, não ia acabar.

            No final, ele autografou os livros de quem tinha e os nossos diários de bordo.    

            Foi muito engraçado!

Duarte B., 6.ºB

Terça-feira, 15 de junho de 2021

Hoje, o escritor Nuno Caravela veio à minha escola falar dos livros da coleção “O Bando das Cavernas”.

A apresentação do autor foi muito interessante e chamou-me mais a atenção a parte em que descreveu as personagens das suas obras, acompanhada pelas ilustrações dos livros. Mais tarde, o autor ensinou-nos a desenhar o tigre da pré-história que pertencia à Ruby, a única rapariga do bando, o Sabre.

Em seguida, colocamos-lhe algumas perguntas. Eu tinha curiosidade em saber como é que o escritor tinha tanta capacidade em brincar com as palavras. Respondeu-me que misturava palavras que designavam ambientes da pré-história com objetos e personalidades de hoje, para tornar a coleção mais engraçada e apelativa. Finalmente, deu-nos autógrafos.

Gostei muito desta atividade e espero poder assistir a outras deste tipo.

Patrícia P., 6.º BVPA, Diário de Bordo

Terça-feira,15 de junho de 2021

Hoje, tivemos a visita de um escritor Nuno Caravela, que escreveu e ilustrou a coleção “O Bando das Cavernas”.

O escritor fez uma apresentação maravilhosa, onde descreveu as personagens das suas histórias. A minha personagem favorita é o Tocha, porque é radical.

Em seguida, ensinou-nos a desenhar o Sabre, o tigre da Ruby.

Depois, colocamos algumas questões. Descobri que ninguém o inspirou para iniciar a sua carreira de escritor, mas que tinha sido a leitura de livros quando era criança que o levou a pensar que conseguia também escrever um livro.

Eu gostei muito deste encontro, não conhecia a obra de Nuno Caravela, mas agora tenho muita vontade de a ler.

Filipe A., 6.ºB


Terça-feira, 15 de junho de 2021

Olá, diário:

Hoje estive com o escritor e ilustrador Nuno Caravela. Por isso, vou contar-te como correu o encontro da turma com o escritor, que decorreu na nossa biblioteca.

Aproveitei para fazer uma pregunta ao autor: «Qual é a sua personagem favorita na sua coleção “O bando das Cavernas”?». Respondeu-me assim: «Todas, mas tenho alguma preferência pelo Kromeleque.». Fiquei surpreendida, porque também é uma das minhas personagens preferidas, pois o Kromeleque é brincalhão e nunca para quieto.

Foi uma surpresa: pensei que ia ser aborrecido, mas acabou por ser engraçado. O escritor fez uma pequena apresentação sobre os seus livros e sobre si; ainda desenhei o Sabre, com a ajuda do autor, que é um tigre e o animal de companhia da Ruby.

 O autor também autografou alguns livros e os nossos Diários de Bordo, aliás autografou a página ao lado do meu desenho. Tirei uma foto junto com a minha colega Rafaela (que também desenhou o Sabre) junto do desenho original dessa personagem.

O encontro correu lindamente!

Aitana S., 6.º B

Terça-feira,15 de junho de 2021

Querido diário:

Hoje, o escritor Nuno Caravela veio à nossa escola para apresentar a coleção de livros “O Bando das Cavernas”.

Foi muito divertido, pois o escritor fez uma apresentação muito engraçada das personagens, e até desenhou um tigre chamado Sabre para quem o quisesse também desenhar.

Fizemos-lhe ainda algumas perguntas e a minha foi “Com que idade começou a escrever?” e descobri que foi aos 25 anos que iniciou a sua carreira de escritor. Era muito novo!

Adorei este autor e espero que ele nunca deixe de escrever, pois gosto da forma como brinca com as palavras.     

                                                                                                                                          Eduarda P., 6.º B 


Terça-feira, 15 de junho de 2021

Querido diário:

Hoje, o escritor Nuno Caravela da coleção “O Bando das Cavernas” veio à nossa escola. Ele fez uma apresentação das suas personagens (o seu aspeto físico e psicológico), e sem dúvida que a minha personagem preferida é a Ruby! Com esta apresentação fiquei a conhecer melhor o bando das cavernas, o “bando que tem a mania que são bons”. Para concluir, o autor ensinou-nos a desenhar o Sabre, o tigre de companhia da Ruby.

No fim, fizemos algumas perguntas e eu perguntei-lhe porque quis ser escritor. Ele respondeu-me que desde pequeno que gostava de ler e, um dia, pensou que conseguia escrever um livro e foi assim que começou. Quando teve de escolher o que queria seguir como profissão, escolheu ser escritor.

Com esta atividade ficamos a saber que esta coleção de livros ainda não acabou. Eu adorei poder conhecer o escritor Nuno Caravela.

Emma M., 6.º B 

Terça-feira, 15 de Junho de 2021.

 Olá, Diário:

Hoje, na nossa escola, tivemos o escritor de “O Bando das Cavernas”, Nuno Caravela.

Fomos à biblioteca escolar e, depois de nos sentarmos, o escritor mostrou-

-nos uma apresentação em PowerPoint, onde nos apresentou as suas personagens, inclusive a minha personagem favorita que é a Ruby, os seus animais de companhia e outros bandos das histórias. Logo depois, ensinou- nos a desenhar um tigre-dentes-de-sabre, pois é o melhor amigo de Ruby. Após isso, o autor deixou-nos fazer algumas perguntas, e a minha foi: «Quais foram as suas inspirações para escrever “O Bando das Cavernas”?». O escritor respondeu que foram as pessoas com quem ele convivia no tempo em que ele andava na escola, mas ninguém em particular. Seguidamente, Nuno Caravela fez uma sessão de autógrafos.

Foi muito divertido, pois além do escritor ser bastante engraçado, fiquei a conhecer mais a coleção.

                                                                                                                                             Luana C., 6.º B

Terça-feira, 15 de junho de 2021

            Querido diário

Hoje, o escritor Nuno Caravela da coleção de livros “O Bando das Cavernas” veio à nossa escola.

            Na aula de português estivemos a organizar as perguntas para o escritor.

            A apresentação foi bem interessante, pois o autor falou sobre muitas personagens, descrevendo a sua personalidade. Depois da apresentação, ensinou-nos a desenhar o tigre da Ruby, o Sabre, que ficou muito engraçado.

Mais tarde, colocamos perguntas ao escritor e a minha foi: “Pretende continuar a coleção?” e o senhor respondeu que continuaria, enquanto tivesse imaginação. Até já tem os próximos seis livros planeados! A parte de que eu gostei mais foi, no início, quando o escritor nos mostrou como usava o computador para fazer os livros.

            Eu gostei muito do encontro com Nuno Caravela, aprendi muito sobre a coleção e gostaria de continuar a ler a sua obra.

Matilde M., 6.º B

Terça-feira, 15 de junho de 2021

Boa noite, querido diário:

 Hoje, eu e a minha turma tivemos um encontro com um escritor!

            O escritor chama-se Nuno Caravela e é o autor da coleção ”O Bando das Cavernas”. O senhor é muito simpático e brincalhão e explicou a história do Bando. A minha personagem favorita é a Ruby, a única menina do Bando.

            Nós fizemos várias perguntas, eu perguntei qual era a parte mais difícil de ser escritor e fiquei a saber que era o momento de entregar a obra à editora e sentir que já não se pode mudar mais nada!

            No final, o escritor, também ilustrador, ensinou como desenhar o Sabre (o tigre da Ruby) e eu segui o “tutorial”. Eu consegui desenhar o tigre e o escritor elogiou o meu desenho e autografou-o. Fiquei encantada! Fez o mesmo com os livros de quem os tinha!

            Eu fiquei fascinada com os animais e as personagens do Bando das Cavernas. Foi uma ótima experiência!

Rafaela S., 6.º B


Comentários